Eleição da diretoria da CDL de Alta Floresta é cancelada devido à inaptidão da única chapa inscrita; Nova Assembleia Geral é convocada para o dia 16 de julho 2024

12/06/2024 - 17:45 - Fonte: Foto por: Assessoria de Comunicação

Nesta terça-feira, dia 11 de junho, a Junta Governativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Alta Floresta, representada pelo seu gestor provisório Presidente Ozair Nunes Bezerra, anunciou a publicação do edital de convocação para a Assembleia Geral Extraordinária destinada à Eleição da Diretoria da CDL Alta Floresta para o mandato 2024-2025. A convocação, que visa a participação dos associados efetivos com direito a voto, ocorrerá na sede da CDL Alta Floresta, no dia 16 de julho (terça-feira), início às 17 horas e encerrando às 20 horas.

O prazo de inscrição das chapas será do dia 17 ao dia 28 de junho, conforme determinações estatutárias da CDL Alta Floresta. De acordo com a convocação, as chapas candidatas deverão preencher todos os requisitos exigidos, conforme descrito no edital, sob pena de indeferimento da candidatura. Para esclarecimentos sobre os requisitos, os interessados podem dirigir-se à secretaria da CDL Alta Floresta.

Além disso, a Assembleia e a votação para Eleição da Diretoria, Conselho Fiscal e Consultivo da CDL Alta Floresta serão presenciais, utilizando cédulas impressas, e contarão com uma comissão eleitoral para conduzir os trabalhos, em conformidade com as determinações estatutárias.

A convocação da eleição estabeleceu novo prazo para a eleição, pois a única chapa inscrita para o pleito foi considerada inapta para concorrer às eleições. Em um comunicado emitido pela Junta Governativa da CDL Alta Floresta, conforme o Ato Resolutório Nº 02/2024 divulgado na noite de quinta-feira, 10 de junho, e assinado pelo presidente Ozair Nunes Bezerra, com anuência do presidente da FCDL/MT, David Pintor, foi destacada a ausência de conformidade da chapa candidata com os requisitos estatutários.

Segundo o comunicado, a chapa encabeçada pelo associado Alex Fabiano Cavalheiro não preencheu todos os requisitos exigidos pelo Estatuto da CDL Alta Floresta e não sanou as irregularidades dentro do prazo estipulado, resultando no indeferimento de sua inscrição. Diante dessa situação, a Assembleia Geral para eleição da diretoria e conselhos da CDL Alta Floresta, inicialmente marcada para o próximo dia 13 de junho, foi cancelada.

Em entrevista à Rádio Progresso, o Conselheiro Denival Bitencourt Reinaldo, representante da Junta Governativa, esclareceu os detalhes do processo eleitoral. Ele ressaltou que houve várias pessoas interessadas em concorrer, porém, ao longo do processo, algumas desistiram por entender as normas estatutárias. Apesar da apresentação de uma chapa, composta por empresas e candidatos, diversas pendências foram identificadas nos documentos protocolados junto a CDL Alta Floresta. No entanto, após ser dado prazo conforme previsto no Estatuto para as correções, a chapa não atendeu plenamente aos requisitos, levando ao indeferimento e consequentemente ao cancelamento da Assembleia de Eleição por não haver chapas aptas a concorre ao pleito.

Reinaldo enfatizou que a transparência foi mantida durante todo o processo, cumprido os prazos, notificação da chapa sobre as razões do indeferimento e permitindo que todas as partes envolvidas conhecessem os motivos detalhados.

Denival Bitencourt ressalta que o novo edital de convocação com a nova data para a eleição, com prazo para a apresentação de chapas, assegura que o processo eleitoral seja conduzido de forma justa e dentro dos padrões estatutários da CDL Alta Floresta e proporcionando aos interessados a isonomia para concorrer ao processo eleitoral.