Painel CDL Tributário apresenta informações relevantes sobre mudanças fiscais

13/07/2024 - 11:21 - Fonte:

Painel CDL Tributário apresenta informações relevantes sobre mudanças fiscais

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL-MT) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Alta Floresta (CDL Alta Floresta) realizaram na noite do dia 10 de julho, quarta-feira, no Auditório Ariosto da Riva, na CDL, o Painel CDL Tributário, um evento crucial para o setor produtivo e empresarial de Alta Floresta e região.

O evento teve como palestrantes o deputado estadual Diego Guimarães, presidente da frente parlamentar de defesa do comércio de bens e serviços, o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso, Fábio Pimenta, e o superintendente de informações da receita pública, Leonel Macharet, que abordaram temas como a reforma tributária e seus impactos em Mato Grosso e no setor produtivo; Vinculação de pagamentos com emissão de Nota Fiscal - Decreto Estadual Nº 599/2023 e Código de Defesa do Contribuinte e seu impacto no dia a dia do setor produtivo.

O painel foi uma oportunidade única para os empresários conhecer as mudanças tributárias e fiscais que impactam o setor empresarial, além de apresentar demandas importantes para o crescimento econômico.

O evento contou com a participação de dezenas de empresários e profissionais contábeis.

O proprietário da Brilho Joias, Demilson Siqueira, considerou o Painel CDL Tributário importante por trazer para os lojistas informações importantes sobre as mudanças tributárias. "A gente que é comerciante tem que ficar por dentro dessas mudanças na tributação, porque pra nós, hoje, está bem confundido, são muitas leis. Então, esse evento foi importante por trazer informações, principalmente para os contadores que vão orientar as empresas sobre essas alterações tributárias que estão vindo", frisou.

"Foi importante porque esclareceu muitas dúvidas que nós empresários tínhamos. Então, parabéns CDL pelo evento, foi muito bom para as empresas", avaliou o empresário Eduardo Munhoz.

Para Ozires Antonio Rodrigues, proprietário da empresa Rodcar no ramo de oficina mecânica, o Painel CDL Tributário proporcionou esclarecimentos sobre informações que os empresários não tinham conhecimento. "Essas informações são bem-vindas e vamos procurar se adequar dentro das várias leis”, afirmou ao reclamar do comércio informal que continua atuando em detrimento ao comércio legalizado. “Os informais continuam na informalidade, sempre atrapalhando os informalizados", criticou.

Fabio Marcelo Buzzi, diretor da Junta Governativa da CDL Alta Floresta, o evento demonstra o cuidado que a CDL Alta Floresta sempre teve em promover eventos para repassar informações importantes para os lojistas, sempre em parceria com a FCDL/MT.

"Foi um evento importante idealizado pela FCDL-MT e tivemos a honra repassar para os nossos associados, para os profissionais de contabilidade para que possam operar melhor essas novas regulamentações. Então, fazemos um agradecimento especial à federação por esse movimento, agradecimento especial ao deputado Diego Guimarães, e aos profissionais da SEFAZ-MT que vieram aqui trazer as informações tão relevantes para o nosso município", pontuou.

O deputado estadual Diego Guimarães, presidente da frente parlamentar pelo comércio na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, destacou a preocupação da CDL Alta Floresta em repassar para os lojistas informações importantes principalmente voltadas às questões tributárias.

"Parabenizar a CDL Alta Floresta pela iniciativa. É uma entidade que, dentro do município, mostra o protagonismo e representatividade daqueles lojistas que precisam de informações”, disse.

O parlamentar demonstrou preocupação com a reforma tributária, uma matéria que está sendo deliberada no congresso nacional. “O nosso Estado deve perder a arrecadação ao longo dos tempos, porque o nosso Estado é um Estado produtor, não é um Estado consumidor. Isso nos preocupa muito. E nos preocupa a carga tributária que em alguns setores pode ter uma elevação. Então a fiscalização também vai aumentar”, disse.

O deputado sublinhou a mudança na regulamentação tributária no Brasil e como consequência nos estados e municípios. “A gente sabe que essa regulamentação vai acontecer, será formado um conselho, a máquina tributária do Brasil vai mudar com essa reforma tributária. Então a gente precisa estar antenado, primeiro, para dar contribuições, segundo, para impedir que o comerciante seja altamente pactado, e terceiro, para impedir para que o estado de Mato Grosso não perca a arrecadação. A arrecadação é tão importante porque o nosso estado vem num momento financeiro bom, com equilíbrio fiscal, com alto índice de investimento dentro das contas públicas, e a gente sabe o quanto isso tem impactado positivamente na economia do estado, mas principalmente na vida de quem mora no estado de Mato Grosso", disse.