Serviços

03/12/2010 05:56

Guia Informativo aos Associados

GUIA INFORMATIVO AOS ASSOCIADOS 

O QUE É CDL

A CDL de Alta Floresta é uma entidade sem fins lucrativos que recentemente recebeu o “Selo de Utilidade Publica” pelo reconhecimento publico e pela busca constante do fortalecimento do associativismo empresarial dos diversos ramos de atividades comerciais de nossa cidade, com a finalidade de proporcionar o fortalecimento socioeconômico e gerar benefícios aos nossos lojistas. A sua Diretoria é voluntaria e não possui remuneração, é composta somente por empresários que doam seu tempo e seu trabalho para contribuir com seus ideais.

 Visão

Entidade modelo de liderança empreendedora, sendo a legitima representante do varejo, fornecendo informações e soluções seguras para o desenvolvimento do comercio e da sociedade.

 Missão 

Defender os interesses dos associados, buscando fortalecimento da classe lojista e ensejar a melhoria de qualidade de vida da nossa população.

 Valores 

- Ética empresarial e profissional;

- Responsabilidade social e ambiental;

- Compromisso com o associado e o consumidor;

- Eficiência e qualidade nos relacionamentos pessoais e profissionais.

 DEPARTAMENTOS DA CDL DE ALTA FLORESTA 

Departamento Comercial: Responsável pelas filiações e orientações pós-venda para esclarecer com responsabilidade a forma adequada de proceder nosso Banco de Dados, além de informar todos os nossos serviços, produtos, campanhas e suas vantagens.
 

Departamento de Credito: Criado a mais de 13 anos com objetivo de viabilizar recursos financeiros destro das linhas de credito FCO, BNDES, PROGER, MT-FOMENTO,  e entre outras que contribui com o crescimento ordenado e planejado das nossas empresas de Alta Floresta e de toda região do nosso estado, temos a parceria perfeita para as necessidades dos nossos empresários enquadrados no MEI até as grandes redes, com as parcerias junto ao Banco do Brasil e Sicredi.
  

Departamento de Certificado Digital: Oferece uma maior agilidade e segurança para emitir o certificado digital que é uma identidade virtual que possibilita as pessoas físicas e jurídicas realizarem transações on-line de forma segura e com total garantia jurídica, com a vantagem dos descontos oferecidos aos nossos associados.
 

Departamento da JUCEMAT: Este serviço tem como finalidade de apoiar e agilizar o processo de abertura, alteração e exclusão de empresas em nossa região, além de emitir certidões simplificadas, autenticação de livros razão e balanço.
 

Departamento de SPC: Oferece com segurança as informações de SPC aos consumidores que necessitam de orientação para quitar seus débitos junto às empresas associadas, e também na localização das empresas de outros municípios, contribuindo com a reabilitação de credito. Atendimento call center aos associados, prestando orientação sobre o sistema, esclarecimento de dúvidas e realização de consultas.
  

VANTAGENS DE SER UM ASSOCIADO DA NOSSA CDL

 O sucesso das empresas depende muito do conhecimento que os empresários possuem do contexto legal, ético, técnico, econômico e politico de suas atividades econômicas. Participar na vida associativa da CDL é integrar efetivamente da rede de informações do maior Banco de Dados do comercio varejista da América Latina, principalmente quando falamos da concessão de credito.

 VANTAGEM DE SER UM ASSOCIADO DA CDL DE ALTA FLORESTA

 Operação de âmbito nacional compartilhada com nosso parceiro Serasa;
Maior banco de dados do comercio varejista da América Latina;
Maior segurança na concessão de credito;
Maior portfólio de consultas com ótimo custo beneficia;
Registro de clientes devedores no Banco de Dados SPC;
Maior eficiência na recuperação de credito com a realização dos registros SPC;
Relatórios detalhados das operações realizadas;
Garantia na qualidade do nosso atendimento pessoal, e não virtual;
Fortalecimento da classe empresarial;
Fomento econômico e busca de novas praticas do setor produtivo (bacia leiteira);
Desconto especial em todos os produtos, serviços e campanhas para os nossos associados;
Convênios com o Banco do Brasil para operações de FCO e BNDES;
Convênios com o  Sicredi para antecipação de recebíveis e capital de giro para associados;
Desconto especial para utilização do Centro de Eventos Ariosto da Riva;
Desconto especial para os associados para assinar o Rol Informativo Impresso e Online;
Garantia de participação no Feirão de Queima de Estoque;
Participação da Campanha Facilita, para requerer troco em moedas no final de ano;
Receber informações importantes a respeito de temas de segurança, impostos e leis trabalhistas através do Site da CDL www.cdlaltafloresta.com.br, ou mala direta;
Parcerias com a Agensite, viabilizando redução de custos para associados criar um site dinâmico, acessível e com mensalidades especiais ao associado;
Atendimento especializado pelo Departamento de Credito para capitalização de recursos financeiros, através das linhas de credito FCO, BNDES, MT FOMENTO, PROJER.
Parcerias concretizadas nestes últimos anos:
- Policia Militar: cobrança na melhoria da segurança publica aos nossos lojistas, principalmente nos finais de semana, datas comemorativas e final de ano;

- Secretaria de Transito, Transporte e Segurança: cobrança na melhoria da qualidade do nosso transito e na organização das nossas áreas de estacionamento;

- Procon: parceria para realizar ações de orientação aos nossos lojistas quanto de suas obrigações empresariais, evitando aplicações de multas por falta de conhecimento, e ações de orientação quanto das obrigações dos consumidores;

- Prefeitura Municipal: parceria com a realização da decoração natalina; fiscalização junto aos ambulantes; aumento das taxas e alvarás para ambulantes e outras prestações de serviços de empresas de outras localidades;

 CAMPANHAS

Copa Intercomercial de Futsal;
Campanha Dia das Mães;
Mérito Lojista/Profissional Liberal;
Liquida Floresta;
Esperança e Luz/Decoração de praças e avenidas;
Esperança e Luz/Decoração de fachadas e vitrines;
Ano Novo, Vida Nova;
Campanha de Reabilitação de Credito.
Campanha Facilita
Campanha Doe Leite, Doe Vida (parceria Banco do Brasil).
 

PRODUTOS

Rol Informativo – impresso
Rol Informativo – online
 

SERVIÇOS 

SPC-BRASIL
- Cadastro Positivo;

- Consultas;

- Registros;

- SPC Alerta de documentos extraviados.

CDL Celular
CDL Audita
Publicidades site www.cdlaf.com.br
Publicidades site www.rolinformativo.com.br
Certificado Digital
Departamento JUCEMAT
Cursos e Palestras
  

O SPC BRASIL OPERA OS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO. É UM SELODE REFERÊNCIA E QUALIDADE.

EM ALTA FLORESTA, É A CDL QUE REPRESENTA O SPC BRASIL.

ACESSANDO OS SERVIÇOS DA NOSSA ENTIDADE, SUA EMPRESA TEM GARENTIA DE ACESSO AO BANCO DE DADOS.
  

DUVIDAS CONSTANTES DE SPC 

Documentos que podem ser registrados:

Qualquer documento assinado pelo cliente desde que expresse com clareza o débito por ele assumido. Para efetuar o registro são necessários todos os dados cadastrais do consumidor. Orçamentos e Pedidos não podem ser registrados, pois não significa venda efetuada.

Obs.: Alertamos que é de inteira responsabilidade da empresa caso efetue registro no banco de dados sem que o cliente tenha assinado a documentação.

 

Posso efetuar um registro que o titular do cadastro, não assinou a documentação?

Ex.: assinado pelo (a) esposo (a), o (a) filho (a), o (a) amigo (a), o Pai, a Mãe, etc.

A documentação só é válida quando assinada pelo titular do cadastro. Mesmo se tenha feito uma autorização.

Obs.:  A CDL sugere que esta pratica seja evitada, porem, ocorrendo esse tipo de vendas, sugerimos que se forneça uma “Autorização de Vendas a Terceiros”, para se obter um documento que comprove a retirada desta mercadoria/ou serviços. É muito importante ficar atento com os dados cadastrais da pessoa que autorizou, assim como a conferencia de sua assinatura para aprovar a venda. Ultimo detalhe, sugerimos que no cadastro do cliente, conste que terceiros poderão retirar mercadorias/serviços, de acordo com uma previa autorização do cliente, mas, o lojista terá que fornecer esse modelo para o seu cliente.

AUTORIZAÇÃO DE VENDAS A TERCEIROS

 

Eu,_________________________________________, brasileiro(a), casado(a), residente e domiciliada em Alta Floresta/MT, na Rua___________________________________, bairro________________, portador(a) do CPF nº__________________________, RG nº________________ SSP/____, autorizo ao Sr(a)_________________________________, brasileiro(a), solteiro(a), residente e domiciliado em Alta Floresta/MT, na Rua__________________________, Bairro_________________, portador do CPF__________________________, RG________________SSP/___, data de nascimento_____/_____/_____,  a comprar em meu nome/cadastro nesta empresa, o valor de R$__________(____________________________________), podendo dividir em até ( x ) parcelas, com vencimento todos os dias (x) de cada mês.

Informo também que estou ciente deste compra e do valor limite, e que a não quitação destas parcelas, e de acordo com as normas desta empresa,  autorizo que o meu nome/CPF, seja  inserido no cadastro de inadimplentes do SPC-Brasil e Serasa.

E que esta pendencia também poderá ser protestado em cartório conforme consta em meu cadastro aprovado nesta empresa.

Autorização válida para 10 dias a partir da data abaixo.

Alta Floresta/MT, ____ de ________________ de 20­­­___,

 

                                              _______________________________________________

FULANO DE TAL

CPF:

 

 

O valor do registro poderá ser efetuado com juros?

Não, o valor do juro é uma negociação à parte.

 

Posso efetuar o registro somando o valor total do débito?

Sim, mas o valor do débito não deve ser maior que o valor real. Se o cliente quitar parte do débito o associado deverá efetuar a baixa do registro e registrar com o valor restante. Desde que tenha algo assinado que prove o não pagamento total da dívida e o valor atual, a data de registro deve ser sempre a data do ultimo vencimento.

 

Qual período que o registro estará disponível no sistema de consultas?

Para registros de SPC e Cheque é de 13 dias após o inclusão.

 

O cliente registrado no SERASA, constará no SPC?

Não constará no SPC, mas se a empresa realizar uma consulta que envolva restrições do SERASA, aparecerá sim o registro. Registros de SPC,  será registrado apenas no Banco de Dados do SPC, registros do Serasa será registrado apenas no Bando de Dados do Serasa, porem ambos compartilham informações. Obs.: Empresas terceirizadas pelo SERASA, não visualizam informações de SPC.

 

O menor de idade pode ser registrado?

Não é permitido o registro de pessoas que não possuem maioridade.

 

Posso registrar o devedor com o endereço da empresa?

Essa pratica deve ser evitada ao máximo, tivemos recentemente problemas com uma Lei Estadual 10.260/2015, que obrigava os lojistas a notificar seus devedores por AR, antes de registrá-los no SPC-Brasil, e demoramos 70 dias para alterar essa Lei. A CDL orienta a todos os seus Associados a atualizar constantemente o cadastro de seus clientes, isso ira facilitar a sua localização dos correios para entregar a “Carta de Notificação”, facilitando o recebimento da pendencia citada com maior rapidez e segurança.

 

O que é CMC7 – localiza-se na base do cheque, parecido com código de barra contém 30 caracteres, previne contra cheques Roubados.

Obs.: toda vez que for efetuar uma consulta de cheque informar o cmc7.

 

Quais as alíneas permitidas para o registro de cheque (correntista):

Alíneas 12,13 e 14.

12 – Cheque sem fundo 2ª apresentação

13 – Conta encerrada

14 – Prática espúria (diversos cheques sem fundo em determinado prazo mesmo que pagos pelo banco).

 

Cuidados ao receber cheques de terceiros:

Aceitar somente com o aval no verso do cheque da pessoa que está comprando/ pagando, fazendo um cadastro com todas as informações desta pessoa. Caso o cheque seja devolvido, efetuar o registro no SPC do avalista informando o débito, lembrando que não deve ser registrado o titular da conta correntista e sim o comprador/aval, podendo utilizar o n° do cheque ou o n° da nota fiscal como o n° do contrato.

 

Modelo de Carimbo: 

POR AVAL

Nome:___________________

RG:_____________________

CPF:____________________

Data de Nasc.__/___/_______

Mãe:____________________

Endereço:________________

________________________

Assumo total responsabilidade pela quitação deste cheque sustação ou falta de fundos caracteriza ilícito penal previsto no art. 171. Parag. 2° inciso VI, do código penal.

 

Ass:_____________________

 
 

Quais as alíneas permitidas para o registro de cheque de terceiros?

Alíneas 12, 13 , 14 e 21

Quantos dias após o vencimento, o registro poderá ser efetuado?

A entidade sugere a registrar com 15 dias a partir do vencimento.

 Qual o período que o registro ficará no sistema?

5 anos a contar pela data de vencimento.

 Após a quitação da dívida, há prazo para a retirada do nome no cadastro do SPC?

Após a quitação da dívida, o prazo de retirada da informação negativa dos dados cadastrais tem de ser imediato, conforme o Artigo 43, parágrafo 3º, do Código de Defesa do Consumidor. 

Qual a posição que devo tomar quando constar restrições sobre o cliente na consulta do SPC?

Neste caso, a CDL sugere que o lojista não aprove o cadastro deste inadimplente, e que oriente o cliente devedor, a se dirigir na CDL para realizar uma consulta e identificar a sua pendencia, conforme cita o Artigo 72, do Código de Defesa do consumidor. A Atendente de SPC da CDL, irá fazer uma orientação adequada ao consumidor dos procedimentos e localização da empresa credora deste consumidor, para que Ele possa quitar seu debito.

 Qual o valor do registro? O aviso de notificação é cobrado?

O registro não é cobrado. É cobrada apenas a taxa de aviso de notificação aos correios.

 O aviso de notificação será enviado pela CDL?

Não, ele será enviado pelo SPC Brasil (São Paulo).

 DICAS COMPLEMENTARES

 Vendas com Cheque

Vender com pagamento em cheque nem sempre é garantia de recebimento. Por isso sempre faça cadastro dos cheques á vista e a prazo, caso o cheque volte registrado por alguma alínea a empresa terá todos os dados para fazer uma inclusão de cheque no SPC. Assim, fique atento a alguns cuidados simples e importantes.

Conferir os dados do cheque. Pedir cartão do banco e comparar assinaturas.
Desconfiar de folhas de cheque soltas, sem o talão.
Não aceitar cheques rasurados, borrados ou com manchas.
Ficar atento quando a pessoa der apenas o telefone celular.
Pedir um telefone fixo.
Solicitar sempre os documentos, anotando os dados, de quem está emitindo o cheque.
Evitar cheques de terceiros.
Ter cuidado dobrado em feriados e finais de semana, pois são as datas preferidas para golpes com cheques roubados.
 

Senha de acesso

Ao utilizar a senha, certifique-se de não estar sendo observado;
Evite deixar códigos e senhas anotados em cartazes ou balcão;
Reduza ao máximo o número de funcionários que tem acesso ao código e senha;
Caso haja substituição de funcionários, solicite a troca de senha junto à entidade;
Sempre que julgar necessário solicite alteração de sua senha.
 

Ficha Cadastral

·         Não aceite que o cliente diga o número do RG e CPF, mas sim solicite a apresentação dos documentos na hora da compra, confirmando a assinatura dos mesmos;

·         Solicite comprovante de residência: contas de água, luz, telefone e etc;

·         Requeira comprovante de renda: recibo de pagamento, declaração de imposto de renda, carteira de trabalho;

·         Quando se tratar de cliente antigo, atualize sempre os dados cadastrais, inclusive com a confirmação do telefone.

 Recuperando o crédito

Se receber ou renegociar a dívida, não se esqueça de cancelar o registro.  Registros indevidos podem causar ações na justiça;
Ao renegociar, utilize um Termo de Renegociação, caso o consumidor não cumpra o compromisso renegociado, você poderá registrá-lo por este novo contrato (o Termo de Renegociação);
Venda com segurança: Consulte. Se não receber, registre e, quando receber, cancele o registro. Isto é um ciclo e deve ser repetido sempre!
 

Relatório

Para estar sempre em dia com o serviço de SPC, a CDL fornece relatório de registros para seus associados. Caso haja interesse, ligar no SPC e solicitar orientação do procedimento com uma das atendentes.

Obs.: para empresas que possuem um fluxo muito grande de registros e reabilitações, sugerimos que realize este relatório no mínimo uma vez ao mês.

 Painel de Controle no sistema do SPC Brasil

É de suma importância o ícone Administrativo, para realizar e atualizar cadastros do cliente no sistema do SPC, para que nas futuras consultas, o associado encontre todas as informações cadastrais necessárias.

 

·         Ter sempre uma pessoa responsável por registros e reabilitações, para manter o serviço sempre atualizado.

·         Dúvidas ao realizarem consultas, ligar diretamente no departamento de SPC e passar o número do protocolo para que a atendente possa orientá-lo.

·         Não imprimir e nem entregar consulta para consumidor, lembrando que o Banco de Dados é para o benefício do associado, caso o consumidor necessite peça que procure a CDL.

·         Ao efetuar consultas, podem aparecer consultas anteriores (são somente consultas e não informação de registro).

·         Toda vez que o associado fizer alguma alteração contratual de sua empresa, favor comunicar a CDL. Falar com uma de nossas atendentes, isso facilitará manter os dados cadastrais sempre atualizados de sua empresa perante CDL.

·         OBS.: Qualquer dúvida sobre o Código de Defesa do Consumidor entre em contato com o Procon, telefones: 3903 – 1036 ou 3903 - 1040

 ·         Orientamos aos associados à importância de registrar seus devedores, porque ao registrar estará evitando que o mesmo compre em outros estabelecimentos comerciais. Isso tem que ocorrer com todos os lojistas, pois assim será possível criar uma corrente em que um protege o outro, basta ser consciente de suas responsabilidades.

 ·         Ao conceder crédito para um cliente que possui registro, você estará motivando e fortalecendo o inadimplente. Se o consumidor não pagar o débito na empresa pela qual está registrado, o que leva você a pensar que ele te pagará em dia o crédito que você está concedendo?

 DICAS PARA CONCESSÃO DE CRÉDITO

 ·         São diversas as fontes de informações que existem para se retirar referências sobre um cliente, estas têm por objetivo possibilitar que o lojista faça uma análise do crédito a ser concedido. Nunca podemos esquecer que ao ligarmos para uma pessoa ou empresa para realizarmos uma pesquisa, estamos representando nossa instituição ou empresa, por isso devemos mais do que nunca, não se esquecer da ética profissional, de não envolver nome de pessoas e nem de empresas que repassarem informações negativas. Jamais dizer ao consumidor que seu cadastro está sendo rejeitado ou negado devido às informações obtidas. Sugerimos que informe ao cliente que o cadastro estará aprovado somente para vendas á vista.

 ·         Consulte o Serviço de Proteção ao Crédito, utilizando as ferramentas de confirmação.

 ·         Trate muito bem seu cliente, respeite seus direitos e nunca o coloque em situações constrangedoras, mas reserve-se o direito de só realizar vendas seguras.

 

·         Cartazes com regras de concessão de crédito ou aceitação de cheques devem ser afixados em locais visíveis da loja.


Localização

Câmara de Dirigentes Lojistas de Alta Floresta Avenida Perimetral Aux. Oeste 77 Centro | Alta Floresta/MT Fone: (66) 3521-2591 Email: cdlaltafloresta@cdlaf.com.br

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