20/07/2017 19:01

MINISTRO BLAIRO MAGGI VISITA ALTA FLORESTA

O  Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  Blairo Maggi e comitiva formada pelos Deputados Estaduais Romualdo Junior, Nininho, Marcelo Duarte da SINFRA, Senador Cidinho Santos, e o Deputado Federal Nilson Leitão, visitaram  Alta Floresta nesta quinta-feira (20/07/2017), a recepção aconteceu no Auditório Ariosto da Riva (CDL).

Estiveram presentes os Prefeitos Asiel Bezerra de Alta Floresta, Tony Rufatto de Paranaita, Adalto Zago de Apiacas, Rubens Roberto de Canaã, Noboru Tomiyoshi de Colider, Carmem Martines de Carlinda, lideranças de Alta Floresta, empresários e produtores rurais marcaram presença no Encontro Regional de Agricultura promovido pelo Sindicato Rural de Alta Floresta.

No uso das palavras das autoridades presentes, ficou bem ressaltada a importância da logística para escoamento da nossa produção, problemas com a licitação da construção da ponte do Rio Teles Pires estimada em R$ 40 milhões, conquistas com a reforma trabalhista e da lei da terceirização, reformulação da lei para ampliação de reservas indígenas,   da liberação da jazida de calcário que se encontra em território de reserva florestal no município de Apiacas.

No discurso do Ministro Blairo Maggi foi abordado assuntos relevantes dos nossos problemas de logística para o escoamento da nossa produção, citando a  BR-163 e dos trechos de ligação das nossas  Rodovias MT-208 e 419, e reforçou a importância da ferrovia privada de Sinop para o Porto de Miritituba/PA, com uma extensão de 1.000 km,  com investimentos estimados em 12 bilhões, com apoio do governo federal e após a licitação, temos um prazo médio de conclusão de 4 a 5 anos, com uma capacidade de escoamento de 30 a 40 milhões de toneladas. Fez esclarecimentos aos pecuaristas dos prejuízos ocasionados  pela “Operação Carne Fraca”,  e das expectativas do retorno das exportações para os Estados Unidos, e de retomar a abertura de novas plantas frigorificas, e reabrir a que estão fechadas, citando o caso do frigorifico de Nova Monte Verde. Destacou a importância da região com a chegada da agricultura,  ira levar Alta Floresta e região a outro patamar de desenvolvimento econômico com uma verticalização muito grande, como a  região possui uma estrutura fundiária interessante com pequenas propriedades,  ha possibilidade de integrar a agricultura com a criação de aves e de suínos, e  destacou também que, a conquista do crescimento da geração de emprego no Brasil, esta ligada direto ao agronegócio.

O presidente do Sindicato Rural Walmir Naves Coco destacou a visita do Ministro Blairo Maggi  de estrema importância para o nosso produtor rural de Alta Floresta e região, hoje recebemos informações que ate então não tínhamos na integra, e essas informações ira nos ajudar a traçar o nosso caminho rumo ao desenvolvimento do agronegócio,

A presidente da CDL Elsa Maria Lopes citou a importância da vinda do Ministro Blairo Maggi, destacando a fala do ministro da nossa potencialidade de produção, da verticalização que a agricultura poderá oferecer aos pequenos, médios e grandes produtores rurais, temos que aproveitar esse momento, e fortalecer a nossa economia e oferecer maior tranquilidade aos nossos lojistas.