05/06/2017 21:04

CDL realiza abertura do circuito de palestra da 1ªTecnoalta

A 1ª Tecnoalta foi uma inovação do Sindicato Rural de Alta Floresta nesta 31ª Expoalta realizada nos dias 01 a 04 de junho de 2017.

A CDL de Alta Floresta contribuiu com esse evento em seu lançamento com a palestra com o produtor rural o Sr. Nivaldo Michetti, e com o apoio da Araflor – Associação de Revendas de Agrotóxicos de Alta Floresta, trouxe o Diretor de Logística do INPEV- Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, o Dr. Mario Fujii.

A palestra do Dr. Mario Fujii abordou a importância da conscientização do produtor rural deve ter com as embalagens dos defensivos agrícolas e suas responsabilidades,  de fazer o retorno destas embalagens vazias nas empresas que adquiriu esses produtos no prazo de ate 1 ano, e destacou o trabalho que a Araflor vem realizando em nossa região.

Na palestra do produtor rural  Nivaldo Michetti,  destacou a  silagem pré murchada de capim e silagem de grão úmido de milho, tecnologias bem acessíveis e bastante impactantes na redução dos custos de produção, por considerar a superabundância de capins na época das águas e a produção de milho, e de  grãos na nossa região.

O ponto principal  do evento aconteceu em sua propriedade na Estancia Vanda, com a parceria com as novas colhedoras de forragens Nogueira, ocorreu uma demonstração de campo,  desde do corte ate o ponto de trituração do capim, com uma grande presença de produtores rurais.

Para finalizar o evento foi apresentado um confinamento de sucesso para gado de corte  na propriedade do produtor rural Ademar Alberton em sua propriedade rural Fazenda Perola em Paranaíta.

O palestrante  Nivaldo Michetti, finalizou o evento “ vou chamar de encontro o que nos fizemos hoje, teve um grande proposito  de difundir tecnologia, para debater novas ideias, novas possibilidades,  uma vez que as mudanças estão batendo as nossas portas,   e elas vão acontecer, queiramos ou não, aquele que conseguir se adaptar, aquele conseguir enxergar isso a tempo, vai se beneficiar com essas tecnologias ,  o que  mostramos hoje, é fácil? não é ,seguramente que não é, mesmo por que tudo que é  fácil já tem dono, nós estamos correndo atrás daquilo que é possível, e aqui o que foi apresentado hoje são duas tecnologias altamente viáveis para a região, elas veem agregar, tanto para  pecuária, quanto para a agricultura, e agregando pros dois, agrega para o comercio, agrega aos produtores rurais, gera emprego, etc., penso que foi um evento de semeadura, agora  vamos aguardar germinar,  crescer  e os frutos virão na sequencia”

Para o produtor rural e dentista o Dr. Cassio de Souza, “o evento foi maravilhoso, muito bom, tivemos um dia de conhecimento diferenciado,  também  sou produtor de leite, e procuro alternativas que sejam mais viáveis para aquilo que estamos fazendo para que tenhamos uma rentabilidade maior no final do mês, essas novas alternativas tem que ser  compatíveis com os investimentos que estamos realizando em nossas propriedades, eu acredito que essa nova opção de silagem de capim, juntamente com o milho úmido,  é uma nova opção de qualidade, são novas tecnologias que devemos testá-las, e também  compartilhar nossos conhecimentos, e fazer as coisas acontecer, vimos hoje,  novas possibilidades e novos desafios ao setor produtivo rural.